Segurança da informação: por que é tão importante para as empresas?

Tempo de leitura: 5 minutos

A todo o momento, um volume astronômico de informações é gerado na internet, com registros sigilosos de pessoas físicas ou jurídicas de todos os níveis de confidencialidade.

Justamente por isso, é fundamental que as empresas invistam na segurança e garantam a proteção de suas informações, visto que, no Brasil e no mundo, não são raras as ocorrências de ataques cibernéticos.

Basta uma pesquisa rápida na internet para relembrar alguns escândalos de vazamentos ou sequestros de dados e vazamento de informações confidenciais de grandes empresas. Uma simples falha de segurança representa a brecha suficiente que pode colocar em xeque toda a credibilidade do seu negócio.

Daí a importância da segurança da informação para as empresas. Saiba mais a respeito desse sistema tão importante para a continuidade dos negócios, veja:

O que é a segurança da informação?

A segurança da informação está ligada aos mecanismos de proteção às informações, de natureza física e jurídica, cujo principal objetivo é evitar a violação desses dados, seja no formato físico ou digital.

A segurança da informação age garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, por meio de tecnologia, processos e pessoas, detectando, prevenindo e respondendo às ameaças digitais.

Nesse sentido, a segurança da informação contempla os seguintes pilares:

Integridade

Está ligada a devida disponibilização e compartilhamento das informações de forma integral – do mesmo modo em que foram salvas no sistema -, impedindo a violação ou a alteração dos dados. Da mesma forma, esse pilar prevê o acesso a essas informações por máquinas e dispositivos incorruptíveis.

Confidencialidade

A confidencialidade garante que os dados sejam acessíveis às pessoas autorizadas. E isso pode envolver níveis de acesso ou restrições específicas da empresa, por conta de diferenças hierárquicas ou informações internas de caráter sigiloso.

Disponibilidade

Esse pilar tem a ver com a viabilidade das informações, ou seja, torna-las acessíveis sempre que necessário, aos usuários autorizados, para uso legítimo. Também estabelece os locais de acesso, como as máquinas e equipamentos da empresa e os dispositivos móveis.

Quais são as principais ameaças à segurança das informações de uma empresa?

São diversas as ameaças que colocam em risco a segurança das informações de uma empresa, sendo algumas das principais:

Infecção por Malware

O malware invade, danifica ou desabilita computadores, sistemas de computador, redes, tablets e dispositivos móveis, geralmente assumindo o controle parcial das operações de um dispositivo.

Ele é capaz de roubar, criptografar ou excluir seus dados, alterar ou sequestrar funções essenciais do computador e espionar a atividade de seu computador sem seu conhecimento ou permissão.

Phishing

O Phishing é um golpe que usa truques de engenharia social para manipular as pessoas e obter informações confidenciais.

É uma forma de roubar de identidade ou dinheiro de pessoas físicas, ao mesmo também é uma técnica eficaz para espionagem corporativa ou roubo de dados.

Exploração de vulnerabilidades

Causada por falhas de segurança, como redes abertas, falta de atualizações, configurações inadequadas, softwares e proteções falhos, além de funcionários sem as devidas informações, que funcionam como “brechas” deixadas pelas empresas e que podem ser alvo de hackers.

Fraude interna e acesso indevido

Geralmente para furtar bens financeiros ou informações sigilosas, a fraude interna se trata de ações criminosas realizadas pelos colaboradores da própria empresa. Já, o acesso indevido, feito por pessoas não autorizadas, é uma prática que viola as premissas da segurança da informação no que concerne à confidencialidade.

Por que a segurança da informação é importante para as empresas?

Está nítido que a ação dos criminosos virtuais está cada vez mais sofisticada e inteligente, principalmente aquelas focadas no furto de informações e na invasão das estruturas em rede das empresas.

Instabilidades nos sistemas internos ou no site, causadas por invasões, podem trazer prejuízos tanto financeiros – danos em máquinas, ociosidade dos colaboradores, perda de contratos – quanto na sua imagem diante do mercado e do público em geral.

Com a ascensão da TI (Tecnologia da Informação), o investimento em segurança da informação se torna ainda mais estratégico para evitar o vazamento ou o sequestro de dados, circunstâncias que refletem diretamente na credibilidade da empresa perante os seus consumidores.

Ao mesmo tempo, são evitados possíveis desequilíbrios no orçamento corporativo, já que bandidos cibernéticos costumam cobrar valores exorbitantes para a recuperação de dados.

Em suma, quando uma empresa não conta com a segurança da informação, ela pode contrair prejuízos imensuráveis quanto à sua saúde financeira e reputação, podendo, inclusive tomar proporções insustentáveis para a sua manutenção no mercado. Por isso, investir na prevenção continua sendo a melhor escolha.

E, para isso, a sua empresa não precisa contratar uma equipe integral de TI, você pode terceirizar esse serviço sem se preocupar, contando com a Infomach.


É hora de garantir a segurança do seu negócio. Deixe a segurança conosco e foque no que é estratégico para o seu negócio! Conte com um suporte proativo e preventivo para proteger seus dados e impedir que falhas aconteçam.

Infomach protege dezenas de empresas em todo o Brasil e oferece cibersegurança gerenciada, monitoramento de ambiente, implantação de soluções de segurança e muito mais! Clique no banner e receba um plano personalizado para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *