Capa de post - primeiros passos para uma migração bem-sucedida para a nuvem

Primeiros passos de uma migração bem-sucedida para a nuvem

Tempo de leitura: 3 minutos

No último post Como conquistar aprovação e apoio para adesão à nuvem falamos sobre os desafios que gerentes e gestores de TI encontram ao buscar aprovação do projeto de AWS Cloud, lidando com diretores e outros gestores. Também abordamos as melhores maneiras de promover o engajamento da equipe, apesar da natural resistência à mudanças.

Caso ainda não tenha lido, clique aqui para ler a primeira parte desse texto.

Nesse post, falaremos sobre os passos seguintes: depois de aprovar o projeto e envolver a equipe, o começo da jornada de migração para a nuvem ainda traz mais alguns desafios.

Nesse ponto todos já entendem que a nuvem traz mais velocidade, possui recursos avançados de segurança e possibilita a redução dos custos graças ao modelo “pay as you go”. No entanto, após convencer tanta gente a confiar e contribuir para o projeto, o ideal é que você mostre resultados o mais rápido possível. Como fazer isso?

Mostrando os primeiros benefícios

Inicie o projeto enviando para produção algo que traga benefícios imediatos e tangíveis. Crie ou migre os primeiros aplicativos para mostrar que a mudança vale a pena e que as vantagens são facilmente perceptíveis. Quanto antes você fizer isso, mais rápido todos perceberão a migração para nuvem como um projeto interativo.

Para identificar quais aplicativos podem ser transferidos para a nuvem com agilidade e rapidez, procure aplicativos que contribuam para o cumprimento das metas da empresa, mas que não podem ser facilmente implementados no local.

Por exemplo, a central de atendimento ao cliente pode ser modernizada facilmente com os serviços de Inteligência Artificial pré-treinados da nuvem AWS. Outra opção é migrar um aplicativo que demanda uma configuração de hardware avançada e atualizada, mas que custaria muito caro se fosse feita no local.

Uma terceira sugestão, ainda, é criar um Data Lake para aprimorar o uso dos dados de clientes. Combinar os dados do CRM da sua empresa com análises de mídias sociais, histórico de compras, feedbacks e outras informações vai permitir um entendimento muito superior dos hábitos dos seus clientes. Isso possibilitará descobrir maneiras de promover a fidelidade dos clientes, melhorar o atendimento e reduzir cancelamentos, entre outras vantagens perceptíveis.

O segredo é identificar uma oportunidade que seja ao mesmo tempo valiosa para a sua empresa e rapidamente configurada na nuvem AWS. Mostrando benefícios imediatos você estará transmitindo também o valor da adoção da nuvem. Ao selecionar um aplicativo essencial para o negócio, os usuários perceberão a melhora da performance e você conquistará facilmente a confiança de todos.

Além disso, essa é uma ótima maneira de fazer com que seu time de TI coloque a mão na massa. Nesses primeiros passos a sua equipe será introduzida na configuração e gerenciamento de aplicativos de alto nível em um ambiente de nuvem, promovendo o aprendizado deles.

Por outro lado, mesmo envolvendo sua equipe para que eles aprendam a usar a nuvem e vejam os benefícios da migração com os próprios olhos, em algum momento você provavelmente vai precisar de ajuda especializada. Nesse ponto, é valioso ter parceiros experientes ao seu lado.

A vantagem de envolver parceiros

Quando a sua empresa iniciar migrações e modernizações em uma escala maior, é comum e recomendável buscar a ajuda de experts em planejar, criar, migrar e operar sistemas críticos de TI na nuvem. Como falamos no texto anterior, não é necessário contratar novos profissionais para executar o projeto de migração – e mostramos que nesse primeiro momento é até mais positivo treinar a própria equipe. A solução com melhor custo-benefício, portanto, é envolver parceiras externas.

A própria AWS disponibiliza duas soluções de parceria: o AWS Professional Services e a rede de parceiros AWS (Amazon Web Servce Partnet Network, ou simplesmente APN). A primeira solução é suporte interno AWS que pode resolver demandas de suporte relacionadas à nuvem. A segunda são empresas selecionadas pela própria AWS que permitirão uma especialização profunda onde, quando e como sua empresa realmente precisa.

Envolver uma empresa parceira AWS como facilitadora do projeto de migração para a nuvem ajuda a transformar a equipe e o modelo operacional de modo a aproveitar a nuvem em todo o seu potencial. A Infomach é Select Partnet AWS e auxilia centenas de empresas na adoção da nuvem, sendo capaz de transmitir os aprendizados e experiências adquiridos em diferentes ambientes e mercados.

Ao invés de aprender com as experiências de uma única empresa, a vantagem de empresas especializadas é que elas atendem centenas de clientes. Isso possibilita mais vivências e maior capacidade de resolução problemas do que um time interno focado apenas na sua organização. Além do maior tempo trabalhando com diferentes tipos de nuvem.

Cabe ao gestor do projeto analisar a viabilidade de contratar uma empresa parceira ou até mesmo um serviço de gerenciamento. Visto que a capacidade de solucionar problemas rapidamente é primordial para o sucesso da nuvem, o gerenciamento terceirizado se mostra como uma opção inteligente.

Problemas e dúvidas são inevitáveis, porém contar com um suporte experiente faz toda a diferença. Ou seja, com o apoio de uma empresa parceira a jornada é muito mas rápida, eficiente e tranquila.

Um bom exemplo é o case do National Australia Bank, que em apenas dois meses conseguiu aprovar a conformidade normativa, treinar mais de 4 mil colaboradores da equipe de TI, implementar seu primeiro Data Lake na nuvem e migrar mais de 30 aplicativos de grande escala. Tudo isso em dois meses. Esse prazo dificilmente seria possível se não eles não tivessem a expertise de uma empresa AWS Select Partner auxiliando o projeto.

Agora que o projeto começou a andar, os primeiros benefícios já foram percebidos e você já conta com uma empresa de ponta para te auxiliar na implementação ou gerenciar seu ambiente em nuvem, é hora de partir para as próximas etapas. Falaremos sobre elas no próximo artigo:

Continue lendo: como criar um mecanismo de habilitação da nuvem, trabalhar com uma arquitetura hibrida de TI e garantir o andamento acelerado do projeto.

Assine nossos posts deixando seu e-mail no topo dessa página para ser avisado quando o próximo artigo for publicado.


Infomach tem 20 anos de experiência atendendo clientes de diversos mercados em todos os estados do Brasil. Somos uma empresa AWS Select Partner e possuímos um time de ponta, com arquitetos certificados. Podemos ajudar sua empresa na jornada de adesão à nuvem. Ligue para 62 3945-7955 ou clique aqui para falar com um de nossos especialistas:

Clique aqui para falar com um especialista Infomach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *