O que é e como funciona o AWS Amazon Storage Gateway

Um dos grandes serviços disponibilizados pela Amazon Web Services é o Storage Gateway. Isso torna o uso do armazenamento em nuvem da AWS mais fácil do que nunca. Neste post você irá entender o que é o Storage Gateway, como funciona e por que ele pode ser seu novo melhor amigo.

A solução Cloud : Storage Gateway
Você pode se perguntar como você poderia se tornar o melhor amigo de um gateway de armazenamento. Se você já usou um armazenamento de objeto baseado em nuvem com interfaces como SOAP ou REST, perceberá como o armazenamento em nuvem pode ser difícil. Por quê?

Como os aplicativos estão esperando recursos de armazenamento com interfaces baseadas em arquivo, como CIFS ou NFS. Isso pode ser frustrante para você e para a máquina.

Em vez disso, diga “Olá!” Ao Storage Gateway o armazenamento em nuvem dos seus sonhos. Esse appliance virtual fica em seu data center para apresentar interfaces baseadas em arquivo ou em bloco para seus aplicativos. Também realiza conversão de protocolo para enviar dados diretamente para serviços de armazenamento em nuvem.

Além disso, os dados são criptografados antes do envio. A criptografia ocorre em uma camada de soquetes segura. Para dados de volume e snapshot em repouso, eles são criptografados com base em chaves de criptografia de 256 bits. Além disso, este gateway de armazenamento suporta CHAP para iSCSI, onde o servidor envia uma mensagem de desafio e verifica a resposta.

E o storage gateway da AWS irá compactar e desduplicar os dados para que a velocidade dos dados seja significativamente aprimorada. Além disso, você pode configurar seu gateway de armazenamento para backups recentes. Como resultado, você pode recuperar rapidamente seus backups mais recentes sem precisar gastar tempo pesquisando por eles.

O que é o AWS Storage Gateway?
Essa ferramenta fenomenal foi projetada para conectar o armazenamento na nuvem pública da AWS aos seus aplicativos locais. O storage gateway da AWS também ajuda a economizar custos devido à transferência segura e rápida entre o software local e o armazenamento baseado em nuvem.

Você pode fazer backup de pontos de recuperação de seus sistemas no local. No entanto, isso não é tudo. O AWS Storage Gateway também pode espelhar dados locais. A Amazon projetou o storage gateway  para ser usado como armazenamento extra diretamente com a AWS.

Disponibilidade
Para obter o AWS Storage Gateway, você pode fazer o download como uma imagem de máquina virtual. Em seguida, instalar em seu data center local. Você acessa e interage com o storage gateway por meio da console de gerenciamento AWS. Aqui estão alguns exemplos de uso do storage gateway:

  • Volumes armazenados em cache do gateway
  • Biblioteca de fitas virtuais (VTL)
  • Volumes armazenados no gateway (para armazenar dados primários no Amazon Simple Storage Service ou S3)
    Este é um serviço de armazenamento híbrido que inclui gerenciamento de largura de banda e transferência de dados eficiente.

Substituir fitas de backup
Se você está cansado de equipamentos de robôs de fitas LTO, temos boas notícias: o storage gateway pode ser configurado como um gateway de fita para substituir fitas de backup e sua tape library com armazenamento em nuvem e disco local, o que te ajuda a economizar tempo e dinheiro.

As fitas virtuais podem então ser migradas para o Amazon S3. Se você está pronto para transferências otimizadas, é isso. Com o gerenciamento de largura de banda, compactação e criptografia integrados, você obtém o desempenho que deseja e precisa – e ainda pode ajustar a escala e a latência de suas cargas de trabalho.

Facilita a transferência de dados para a nuvem
Ninguém gosta de armazenamento DIY. Todos querem uma solução amigável e integrada. É exatamente isso que o AWS Storage Gateway fornece. Você pode compará-lo a um dispositivo de armazenamento em bloco se o armazenamento em nuvem for o disco rígido moderno. O storage gateway facilita muito a reprodução e a transferência de arquivos para a nuvem.

Agora, imagine uma situação em que todos os seus arquivos sejam perdidos. E se você não tiver outro centro de dados? Bem, você pode simplesmente instalar o storage gateway novamente como um dispositivo virtual. Em seguida, basta transferir os conjuntos de backup de volta para o gateway para descompactar e passar de volta para seus aplicativos.

Até mesmo seus dados mais ativos obtêm desempenho de rede e disco local. Como? O storage gateway armazena os dados localmente. Por isso, parece um modelo de armazenamento local com todas as vantagens da nuvem.

Mesmo que esse processo seja mais lento que o armazenamento local, pelo menos você sabe que pode recuperar seus arquivos. Você também obtém desempenho confiável e previsível, além de fácil integração.

Ambientes Distribuídos
Se necessário, você pode implementar seu gateway de armazenamento em um ambiente distribuído e ter vários gateways. Você pode ter ambientes variados em que os dados são compartilhados em sites distribuídos. No entanto, como parte da nuvem, você obtém recursos incomparáveis ​​de recuperação de desastres com segurança integrada.

Quer saber mais sobre o como o Storage Gateway e outros serviços em Cloud AWS podem ajudar sua empresa? Ligue para nós 62-39457955 ou acesse https://info.infomach.com.br/contato_especialista

Migre a sua empresa para a Nuvem/Cloud com a Infomach

A Infomach fornece soluções de segurança da informação, Cloud & infraestrutura para que empresas possam criar, inovar e crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *