McAfee compra NanoSec - Imagem de capa

McAfee compra NanoSec, startup de soluções de segurança em nuvem focada em “containers”

Ontem, 8 de Agosto, a empresa de cybersegurança McAfee adquiriu a startup Nanosec, focada em segurança em nuvem para aplicativos construídos em “containers” – cada vez mais comuns.

A arquitetura baseada em containers é considerada o próximo passo da tendência de migração de servidores físicos para máquinas virtuais (virtualização). Ela traz diversas vantagens, como por exemplo um melhor custo-benefício de aplicativos em nuvem, já que os “micro-serviços” em que o aplicativo se baseia podem ser ativados ou desativados rapidamente. Seus códigos também podem ser reutilizados em diferentes contextos, ao invés de exigir uma nova implementação para cada programa.

No entanto, esse tipo de arquitetura também pode apresentar riscos, já que esses “microserviços” aumentam as portas de entrada para ameaças ou invasões. Por isso é necessário que as exigências de visibilidade e controle sejam mais rigorosas nesse modelo.

As ferramentas na NanoSec oferecem justamente esse nível mais alto de monitoramento. Elas incluem recursos de “live telemetry“, que identificam padrões anormais, e possuem permissões baseadas em application IDs ao invés de sinais que estão perdendo relevância. A maioria das soluções de segurança atuais ainda utilizam endereços de IP, que já não são tão expressivos em um mundo virtual em containers, muito mais efêmero.

Em entrevista para o portal de notícias Fortune, o analista Stephen Ellion fez a seguinte análise:

Esse é um bom negócio para a McAfee, já que cada vez mais as empresas estão utilizando containers e caminhando para aplicativos de produção. Esses clientes precisam de um plano de segurança para seus DevOps e estratégias de containers, logo essa aquisição deve complementar os planos de segurança em nuvem da McAfee. (Tradução livre)

Os termos da negociação não foram relevados e as informações da NanoSec são privadas. Fundada em 2015 pelo CEO Vishwas Manral, a startup conta 20 funcionários localizados em escritórios na California (USA) e Bangalore (Índia). O time da NanoSec em Cupertino será integrado à equipe da McAfee em Santa Clara, enquanto os funcionários de Bangalore serão incoporados à McAfee India.

Fonte: Fortune


Leia também: Os 4 principais benefícios da virtualização de desktops

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *