Capa - Estudo de caso - Hospital Nasr Faiad

Hospital Nasr Faiad contrata segurança gerenciada como parte de seu programa contínuo de modernização

Estudo de caso: Hospital reconhecido pela alta capacidade de seu corpo clínico e pela adoção de tecnologias de saúde de última geração, contratou Segurança Gerenciada Infomach para proteger-se de ameaças cibernéticas.


O Hospital Nasr Faiad

O Hospital Nasr Faiad, HNF, é um hospital de 62 anos localizado na cidade de Catalão, Goiás. O HNF é referência no Sudeste Goiano em cirurgias cardíacas de alta complexidade, neurologia e ortopedia. O HNF tem trabalhado em um programa contínuo de modernização que envolve melhorias em suas instalações físicas, aquisição de equipamentos de última geração, adoção de tecnologia em seus processos de atendimento e segurança hospitalar.

A preocupação com a segurança da informação sempre existiu no HNF e, dentro do programa de modernização, o upgrade das tecnologias existentes e principalmente da melhoria do serviço foi um passo natural dentro deste processo. O HNF locava firewall Fortinet e possuía licenças de antivírus Trend Micro que eram administradas pela equipe interna do hospital.

O Desafio

Com o crescimento do HNF, a TI foi convocada a prover serviços e sistemas que melhorem a qualidade do atendimento ao paciente e ao médico.

O Diretor Presidente, Dr. Jamil Sebba Calife determinou que a TI também deveria trabalhar para atingir o objetivo do hospital que é salvar vidas, satisfazer os pacientes e proporcionar infraestrutura adequada aos médicos. Atender a determinação da direção e ao mesmo tempo dar a devida atenção a segurança não seria possível. A decisão de contratar uma empresa especializada não apenas em tecnologia, mas que fosse responsável pela gestão diária do Firewall e Antivírus se mostrou como uma opção viável.

Nosso desejo era melhorar a segurança, mas ao mesmo tempo não queríamos traumas ou paradas de ambiente, pois o hospital e seu pronto-socorro funcionam 24 horas. Felizmente o trabalho foi realizado conforme planejado e sem paradas. Começamos pelo antivírus McAfee que agora é gerenciado através da Cloud e em seguida foi realizado o upgrade do firewall, desativando o antigo Fortinet e entrando em produção com o SonicWall. De imediato após a mudança de firewall notamos melhorias na rede e maior visibilidade no tráfego. Escolhemos a Infomach devido a experiência da empresa no segmento de saúde e hoje estamos satisfeitos. O atendimento é profissional e recebemos semanalmente relatórios de status de segurança endpoint e rede.”

(Keulice Justino Dutra de Miranda – Gerente de Tecnologia da Informação)

A Solução

No projeto de segurança de rede e endpoint gerenciada foram utilizadas as soluções:

  • SonicWall Next Generation Firewall Appliance como tecnologia de segurança de rede;
  • SonicWall GMS (Global Management System) como software de gerenciamento;
  • McAfee Complete Endpoint Protection Business como segurança antivírus de desktops e servidores;

Os softwares de gerenciamento SonicWall GMS e McAfee ePO foram implementados em Cloud AWS com objetivo de não ocupar capacidade computacional do hospital e garantir funcionamento contínuo. As tecnologias de gerenciamento trabalham integradas com os softwares de monitoramento e service desk utilizados pela Infomach, permitindo identificação proativa de anomalias e incidentes que mereçam atenção, inclusive com recursos de automação que abrem e até mesmo fecham chamados automaticamente após a solução.

Leia também: Ataques de Ransomware podem causar grande impacto financeiro nas empresas da área da saúde


Quer entender como a segurança gerenciada pode mudar sua empresa? Fale conosco agora ligando (62) 3945-7955 ou clique aqui para solicitar que um de nossos especialistas entre em contato com você.

Clique aqui para falar com um especialista Infomach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *