Capa de post - Como conquistar aprovação e apoio em um projeto de migração para nuvem

Como conquistar aprovação e apoio para adesão à nuvem

Tempo de leitura: 5 minutos

Além da redução de custos, a nuvem traz mais velocidade e agilidade para qualquer negócio. A maioria das empresas já percebeu os benefícios da nuvem, porém muitas ainda não realizaram a migração. Uma das maiores dificuldade é que alguém precisa tomar a frente do projeto e apresentar o plano de ação para os diretores e gestores de forma segura e convincente.

Como fazer isso?

Esse artigo busca ajudar gerentes, diretores de TI e outros profissionais de tecnologia a conseguirem aprovar a migração para a nuvem e conquistar apoio da equipe no projeto. Focaremos na nuvem AWS, que é uma das soluções mais completas e seguras do mercado hoje.

Cabe comentar que a AWS incentiva a troca de experiências entre profissionais da área. A página Executive Insights reúne relatórios, materiais e entrevistas com diretores de tecnologia de grandes empresas que já utilizam Cloud Computing para ajudar outros líderes e gestores.

Como conseguir a aprovação de um projeto de migração para a nuvem?

Embora seja um argumento forte, nem sempre a redução de custos por si só é suficiente para aprovar o projeto com a diretoria. É importante que você entenda os principais benefícios de executar as cargas de trabalho na nuvem AWS e apresente todos eles para os executivos:

  • Troca de CAPEX (capital expenses) por OPEX (variable expense)
  • Facilidade de aumentar a capacidade de armazenamento de acordo com a necessidade
  • Aumento da velocidade e agilidade (minutos ao invés de semanas)
  • Permitir que a TI foque no que importa para o negócio
  • Possibilidade de se tornar global em minutos
  • Recursos de segurança robustos e avançados
  • Alta disponibilidade
  • Elasticidade, escalabilidade e alto desempenho
  • Pay as you go: pague apenas o que for utilizado

Hoje as maiores empresas do mundo já utilizam a nuvem AWS. Organizações globais como Netflix, Johnson & Johnson, News Corp, Siemens, Capital One e Enel são exemplos de grandes empresas que fizeram a migração do datacenter privado para a nuvem da Amazon Web Services (AWS).

Se quiser estudar mais profundamente sobre as vantagens da nuvem AWS, recomendamos a leitura desse Analyst Report: Quantifying the Business Value of Amazon Web Services (material em inglês).

Para que o sucesso de adesão da nuvem seja bem-sucedido, é essencial que todos diretores e gestores da sua empresa entendam profundamente os benefícios da migração e sejam capazes de mostrar para suas equipes a importância dessa transformação.

Sem o apoio dos gestores, você provavelmente encontrará dificuldade para desenvolver projetos complexos, envolvendo a migração dos aplicativos mais críticos da empresas (como geradores de receita, bancos de dados de clientes, aplicativos de back-office, etc.). Além disso, a falta desse apoio por parte da gestão pode fazer com que a equipe passe a duvidar do projeto na primeira dificuldade e atrase a implementação.

A maneira mais eficiente de conseguir o apoio dos gestores é mostrar as soluções que a nuvem pode trazer para os desafios de cada setor:

  • Mostre para o diretor executivo como a inteligência artificial pode mudar o modelo de negócios ou como a nuvem possibilita a competição com startups disruptivas.
  • Mostre para o diretor de TI que ele poderá entregar novos serviços com mais rapidez e eficiência.
  • Mostre para o diretor financeiro que a nuvem o deixará preparado em caso de desaceleração dos negócios.
  • Mostre para o diretor de marketing que ele conseguirá insights melhores e mais assertivos sobre o comportamento de compra dos clientes.
  • Mostre para o diretor de segurança da informação que ele terá mais capacidade de auditoria, controle para reduzir o risco de violação ou perda de dados e mais facilidade para adequar a empresa à LGPD.

Leia também: 5 pontos importantes da LGPD que toda empresa precisa saber

É possível que no começo do projeto você não consiga o apoio de todos os gestores, principalmente quando se trata de grandes corporações. No entanto, o primeiro passo é conquistar o primeiro aliado. Ele poderá te ajudar a convencer os demais, além de propagar para a equipe os motivos e resultados da migração para a nuvem.

Após a aprovação da diretoria e gestão, é necessário que toda a equipe esteja envolvida e comprometida com o projeto. Melhor ainda se for possível deixá-los empolgados com a ideia de aprender novas habilidades e trabalhar de uma nova maneira.

A maioria dos técnicos demonstra gostar de trabalhar na nuvem, pois é uma ótima oportunidade de crescimento profissional. Eles têm a chance de apresentar novas ideias, realizar novos testes e fazer a diferença na empresa. No entanto, é normal que algumas pessoas resistam a mudança – e os resistentes podem comprometer todo o projeto.

Como envolver a equipe no projeto de migração para a nuvem?

O ideal é comunicar de forma clara e transparente quais são os objetivos da migração e como o projeto transformará a empresa. Mostre para todos os colaboradores que, além de possuir com o apoio da diretoria, você também precisa de todos ao seu lado para que a migração tenha êxito

É provável que a equipe de datacenter se sinta um pouco ameaçada com a perspectiva de que a empresa vai começar a operar de forma híbrida, com menos recursos locais para gerenciar e novas tecnologias a serem dominadas. É recomendável que você explique abertamente como as funções serão alteradas e de que maneira essas mudanças serão distribuídas ao longo do tempo.

Como não existem tantos de profissionais com habilidades de Cloud no mercado, o melhor caminho é aumentar as qualificações dos seus colaboradores atuais. Essa é uma abordagem que costuma ser mais positiva tanto para a empresa quanto para os funcionários.

No entanto, não basta ensinar as melhores estratégias para mover aplicativos para a nuvem ou como usar os serviços nativos da nuvem. Seu time precisa ir além das habilidades técnicas. Foque em torná-los capazes de criar um ambiente de nuvem otimizado, ou seja, um ambiente com entrega, integração e testes contínuos. Isso significa que os desenvolvedores precisarão trabalhar em conjunto com o pessoal de operações em uma cultura DevOps, por exemplo.

Em seguida, é necessário apresentar os primeiros ganhos para a diretoria, gestores e equipe. Procure enviar para produção algo que tenha benefícios imediatos e tangíveis. Dessa forma você motiva todos os envolvidos e mostra que a jornada vale a pena.

Continue lendo: Como manter o time engajado, mostrar os primeiros benefícios e envolver parceiros na migração para nuvem.

Assine nossos posts deixando seu e-mail no topo dessa página e seja avisado quando novos artigos sobre esse assunto forem publicados.


A Infomach tem 20 anos de experiência atendendo clientes de diversos mercados em todos os estados do Brasil. Somos uma empresa AWS Select Partner e possuímos um time de ponta, com arquitetos certificados pela própria AWS. Podemos ajudar sua empresa na jornada de adesão à nuvem. Ligue para 62 3945-7955 ou clique aqui para falar com um de nossos especialistas:

Clique aqui para falar com um especialista Infomach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *