Imagem de capa - Como a Veeam possibilitou que a Euralis acelerasse a expansão global do seu agronegócio

Case do agronegócio: Como a Euralis acelerou sua expansão global com as soluções Veeam

Tempo de leitura: 5 minutos

A empresa

A Euralis é uma cooperativa agrícola e agro-alimentar do sudoeste da França fundada em 1936. Especializada em produção de alta qualidade, a Euralis é reconhecida por suas culturas livres de OGM e pela rastreabilidade e biossegurança de sua produção. Com um faturamento de € 1,4 bilhões, atualmente emprega cerca de 5.000 pessoas na França e no mundo e possui 7.000 membros ativos (operadores agrícolas).

A cooperativa, cuja atividade está estruturada em quatro divisões complementares (divisão agrícola, divisão de produção de sementes, divisão agroalimentar e divisão de participação e desenvolvimento), está focada na inovação, um importante gerador de valor para a Euralis e seus clientes. Graças ao investimento contínuo em pesquisa, a Euralis identifica regularmente novos mercados para suas matérias-primas, assim aproveitando novas oportunidades de crescimento, como a transformação de milho em bioetanol. A organização expandiu internacionalmente nos últimos vinte anos, com a adição de subsidiárias estrangeiras e o crescimento das exportações para a Europa Oriental, China e Canadá.

O desafio

Para a Euralis, as questões de governança e proteção de dados são uma preocupação primordial. Os dados sustentam os fundamentos da organização e ajudam a garantir sua existência a longo prazo.

“Nossas fábricas, equipamentos e negócios contam com tecnologias de ponta e são cada vez mais digitalizados. Os dados relacionados à pesquisa, por exemplo, representam mais de 60 anos de pesquisa e de expertise que nos tornam líderes de mercado”, afirma Jean-Marc Massou, administrador de sistemas da Euralis

Além dos dados dos laboratórios de pesquisa e qualidade, existem dados agronômicos, pesquisas de campo, dados de TI industrial, cadeia de suprimentos, contabilidade e dados de RH. Dada a natureza de suas atividades e sua presença em três continentes, a organização precisa garantir um nível muito alto de disponibilidade.

“Precisamos provar nossa abordagem de qualidade, bem como a segurança de nossa produção, por isso é essencial contarmos com uma solução de gerenciamento de dados que garanta a segurança e a longevidade desses dados ao longo do tempo”, explica Massou.

O departamento de TI da Euralis precisava modernizar suas soluções de backup antigas para proteger seu ambiente majoritariamente virtualizado e garantir a disponibilidade de 100 TB de dados – e ao mesmo tempo fortalecer sua resiliência contra riscos de cibersegurança. Devido às longas janelas de backup das soluções existentes, também era impossível executar backups diários para todas as VMs, o que significa que a TI não conseguiria atingir tempos de recuperação aceitáveis ​​no caso de um incidente grave.

Leia também: Backup para empresas – Conheça as vantagens de escolher Veeam

A solução

A Veeam foi escolhida como a solução mais adequada às prioridades da organização e aos requisitos de alta disponibilidade. Ao adotar o Veeam Availability Suite™, a Euralis se beneficiou das funcionalidades aprimoradas de backup e recuperação, além dos recursos avançados de monitoramento, relatório e planejamento de capacidade do Veeam ONE™.

“Nossas estratégias de backup, físicas e virtuais, são muito específicas e bastante incomuns no setor de TI. A plataforma da Veeam atende às nossas necessidades com grande precisão, o que não foi o caso de nossas soluções anteriores”, diz Massou.

Com as janelas de backup reduzidas de 32 para 6 horas, a TI agora consegue fazer o backup de todo o ambiente virtual e físico e pôde aumentar a frequência de alguns backups para impedir a possível exclusão de arquivos por usuários durante o dia.

O recurso Instant VM Recovery® da Veeam também foi vantajoso para a cooperativa. A restauração de uma VM costumava levar 60 minutos, mas agora leva apenas dois, o que ajuda a evitar o impacto na produção e garante a alta disponibilidade dos servidores de aplicativos.

Além disso, o tempo de recuperação de arquivos agora é de apenas 10 minutos, bem abaixo dos 30 minutos anteriores. Isso significa que agora o Suporte de TI é capaz de atender a 99% das solicitações de recuperação dos usuários, em comparação com a média de 70% que tinham com a solução anterior. A TI também é mais eficiente em seus relatórios e usa o Veeam ONE diariamente para monitorar e analisar todo o ambiente.

“Nós pensamos muito no produto e que ele foi projetado por engenheiros para engenheiros. Isso se reflete nos recursos e na interface. Sentimos que nossas necessidades estão sendo realmente entendidas e que tudo é feito para facilitar nosso trabalho”, explica Massou.

A tranquilidade de que o patrimônio de TI da Euralis será resistente a ataques cibernéticos também é importante, pois a organização está expandindo sua estratégia de crescimento no exterior. O Veeam Availability Suite não apenas tem a funcionalidade de uma criptografia ponta-a-ponta, mas também garante que, no caso de um incidente grave, a recuperação seja realizada em até 24 horas, em vez de uma semana – como as soluções anteriores. Massou declara:

“Enquanto a cooperativa continua se expandindo para territórios no exterior com volumes de dados cada vez maiores, a Veeam dá à TI a confiança de que os negócios podem voltar ao normal e lidar com ameaças de cibersegurança”.

Olhando para o futuro, não é apenas a plataforma de gerenciamento de dados que oferece à Euralis a confiança de ter um relacionamento longo e renovado com a Veeam. O suporte da Veeam também desempenha um papel importante, fornecendo ao departamento de TI uma comunidade de especialistas e pessoas afins com as quais se envolver. Massou conclui:

“Estamos muito satisfeitos por poder interagir com profissionais e especialistas da Veeam nos vários fóruns. Além disso, os seminários on-line, boletins, blogs e outros recursos on-line da Veeam oferecem aos membros da equipe uma grande oportunidade para fortalecer seus conhecimentos e aumentar seu pensamento estratégico”.

Leia também: Já definiu as metas de recuperação de dados do seu backup?

Os resultados

Janelas de backup reduzidas de 32 para 6 horas: Graças a essa redução, a TI pode aumentar a frequência de backup de alguns arquivos e dados relacionados aos perfis de usuário, impedindo eventuais exclusões que podem ocorrer durante o dia.

Tempos de restauração instantâneos reduzidos em 97%: O desempenho da Veeam possibilita que a restauração de VMs leve apenas dois minutos, ao invés de uma hora como antes. O processo de recuperação de arquivos também foi aprimorado de 30 minutos para menos de 10 minutos. Além disso, o aumento na frequência de backup permite que o departamento de suporte atenda 99% das solicitações de recuperação dos usuários, em comparação com 70% da solução anterior.

Mais proteção contra ataques cibernéticos, muito importante devido ao aumento e evolução de malware e outros riscos: O tempo de recuperação no caso de um incidente grave, em particular um ataque cibernético, foi reduzido para 24 horas, em comparação com uma semana. Isso dá à Euralis a capacidade de se preparar, responder e recuperar.


Assim como a Euralis, sua empresa também pode ter todas essas vantagens. Uma boa ferramenta de backup e recuperação é essencial para qualquer empresa, mas principalmente para organizações do agronegócio, que são um grande alvo dos criminosos digitais atualmente.

A Infomach é parceira Veeam e pode implantar soluções de cibersegurança na sua empresa de forma rápida, eficiente e segura. Também trabalhamos com cibersegurança gerenciada, garantindo maior proteção para seu negócio e suporte 24 horas, 7 dias por semana. Ligue agora para 0800 494 9001 ou clique no banner abaixo para receber o contato dos nossos especialista:

Clique aqui para visitar a página sobre Backup Veeam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *