4 principais benefícios da Virtualização de Desktops

Desktop Virtualization , ou, em bom português, virtualização de desktops, é uma tecnologia de virtualização utilizada para liberar o ambiente de desktop do hardware – o que não significa que não haverão mais componentes físicos. Ou seja, o sistema operacional e as aplicações ficam hospedadas no servidor e podem ser acessados de qualquer máquina, liberando o usuário da obrigação de usar sempre a mesma. Significa que o usuário interage com um desktop que está hospedado e sendo processado num outro local, que pode ser na matriz da empresa, por exemplo, ou num fornecedor de virtualização.

Benefícios da desktop virtualization para os negócios

A virtualização de Desktops vem ganhando força em empresas de todos os portes, como uma alternativa viável para arquiteturas de desktop tradicionais. Descubra seus principais benefícios:

1 – Mobilidade

Ao virtualizar a área de trabalho dos seus funcionários, você estará dando a eles a opotunidade de acessá-la onde estiverem, desde que estejam conectados à internet. Imagine um executivo que perdeu o voo e tenha de ficar três horas no aeroporto. Com um tablet, ele poderá acessar os sistemas que utiliza no dia a dia quando está na empresa e pode dar andamento a uma série de atividades dali mesmo.

Da mesma forma, quando houver problemas com o computador, o usuário não precisa parar. Ele só precisa acessar seu desktop em outra máquina e seguir trabalhando.

2 – Facilidade de gerenciamento

O trabalho passa a ser centralizado, ágil e, portanto, mais eficiente. A tecnologia fundamental por trás do conceito desktop virtualization é semelhante à virtualização de servidores: um administrador cria um arquivo de imagem que contém o sistema operacional, drivers, aplicações, arquivos e configurações.

3 – Segurança da Informação

Com o desktop virtualizado, a equipe de TI da sua empresa pode controlar melhor a maneira como as informações da sua empresa são utilizadas pelos usuários. Assim, os administradores podem, por exemplo, bloquear aplicações que não considera seguras, sem precisar fazer interferências máquina a máquina. Caso surjam ameaças, elas podem ser tratadas sem que o usuário precise parar seus afazeres para um analista de TI realizar o trabalho.

Também a gestão de backups passa a ser centralizada, trazendo mais segurança e alta disponibilidade de dados ao negócio.

4 – Redução de custos

A consolidação de recursos de hardwares no servidor é um dos fatores que podem ajudar sua empresa a economizar. É simples: ao invés de comprar máquinas super potentes, você concentra capacidade de armazenamento e processamento no servidor. E mais: pode distribuir essa capacidade conforme a demanda de cada usuário. Assim, um profissional que acesse apenas um sistema de atendimento tem recursos de hardware diferentes de alguém que opere diversos sistemas.

Caso sua empresa trabalhe com vários turnos, os profissionais podem utilizar os mesmos desktops, economizando na compra de uma máquina para cada trabalhador, já que para acessar sua área de trabalho ele precisa apenas entrar com seu usuário e senha.

Os próprios custos com suporte e atualização são mitificados, pois a administração é centralizada.

Concluindo

O valor da desktop virtualization está em fazer os ambientes de computação do usuário final mais seguros, confiáveis e faceis de gerenciar. Vários desktops virtuais residem em uma única máquina física (um servidor) e os custos de suporte caem drasticamente, pois eles são geridos em lotes e são atualizados e apoiados a partir de um sistema de gerenciamento centralizado.

A virtualização de desktop também aumenta a flexibilidade de uso dos dispositivos, uma vez que o usuário pode acessar sua área de trabalho virtual de qualquer máquina!

 

Gostou dos benefícios da desktop virtualization? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *