Snapshots no VSphere: Você os utiliza corretamente?

Inicialmente vamos definir o que é um snapshot, basicamente é uma imagem do estado de execução de uma determinada máquina virtual em um determinado momento, esta imagem pode incluir inclusive o conteúdo da memoria virtual da máquina. Quando criamos um snapshot, o VSphere cria alguns arquivos, sendo que alguns são bem importantes (os arquivos denominados “delta”).

Na criação do snapshot os arquivos que compõem os discos da máquina têm seus blocos “congelados” e todas as alterações e novas gravações são realizadas em novos arquivos denominados “delta”, é possível criar uma cadeia de snapshots e para cada novo snapshot, um novo arquivo delta é criado, por exemplo, suponha que temos uma máquina virtual denominada “Windows Server 2012”, o arquivo do disco virtual desta máquina é denominado “Windows Server 2012.vmdk”, no momento da criação do snapshot, novos arquivos são criados com o mesmo nome da máquina, porém com extensões distintas como “.vmsd”, “.vmsn” e o arquivo delta que receberá o nome “Windows Server 2012-000001.vmdk”, o próximo snapshot a ser criado (no caso de snapshots encadeados) o novo arquivo delta receberá o nome “Windows Server 2012-000002.vmdk” e assim para cada novo snapshot criado na cadeia este número aumenta de forma sequencial.

Observando o exemplo, podemos deduzir que os snapshots degradam a performance da máquina virtual, cada leitura é realizada no disco original, caso o bloco lido seja alterado a alteração é realizada no arquivo delta, esta degradação é maior casos sejam criados snapshots de forma aninhada ou encadeados.

Bem após esta breve explicação, vamos responder a algumas perguntas comuns:

Quantos snapshots podemos criar de forma encadeada?

O número máximo é de 32, porém a Vmware recomenda que não sejam utilizados mais que 3 snapshots em uma cadeia.

Posso utilizar snapshots como backup?

Não. Até mesmo porque snapshots não são cópias completas dos arquivos que contém os dados da máquina virtual, e se você copiá-los, de forma isolada eles não podem ser utilizados, ademais o backup geralmente deve ser uma cópia de segurança que deve ser armazenada em um ambiente distinto do ambiente de produção.

Por quanto tempo posso utilizar uma máquina virtual com snapshot?

Não existe um limite definido, porém a recomendação é que não se utilize uma máquina virtual com snapshots por um período superior a 72 horas.

Qual o tamanho máximo que um snapshot pode atingir?

Suponha que tenhamos um disco de 10GB, o tamanho máximo que o arquivo delta (lembre-se que estes são os arquivos que de fato contém os blocos modificados) pode atingir é 10GB, aqui cabe uma ressalva, no caso de snapshots encadeados, cada arquivo delta pode atingir o mesmo tamanho do disco original, logo vários snapshots podem exceder o tamanho do total do disco da máquina virtual. Se a máquina virtual possuir um grande volume de operações de deleção e escrita (servidores de e-mail ou de banco de dados), os snapshots podem crescer rapidamente e ocupar todo o espaço do datastore.

Tenho um snapshot muito grande, já iniciei o processo de exclusão do mesmo, porém já se passaram mais de 20 horas e a operação ainda não foi concluída, por quanto tempo ainda devo esperar?

O tempo para a deleção de um snapshot pode variar de minutos a dias, isso dependerá do hardware (discos), do tamanho dos discos da máquina virtual, do tamanho dos arquivos delta e do quanto a máquina virtual está sendo utilizada durante o processo de deleção. Já presenciei casos em que este processo durou 8 dias para ser concluído.

O processo de deleção de snapshots está demorando muito e está degradando a performance dos outros servidores, qual o procedimento para tornar este processo mais rápido?

Infelizmente, não existe como contornar este problema, neste caso, basta ter paciência e aguardar a conclusão do processo. Uma forma de tornar o processo um pouco mais rápido é desligar a máquina virtual durante a deleção de um snapshot.

Tenho uma máquina com snapshot, quando tento aumentar o tamanho do disco da mesma não consigo, o que pode estar errado?

Máquinas virtuais com snapshots não podem ter seus discos aumentados.

Existe alguma forma de criar um alarme para ser informado de máquinas com snapshots?

Sim. À partir do VSphere 4, é possível criar alarmes para indicar que uma máquina virtual está rodando com snapshots ativos.

A Infomach é fornecedora de soluções de segurança e alta disponibilidade para empresas e governos. Com mais de 10 anos de atuação de mercado tem sido responsável por atendimento de necessidades de algumas das mais importantes empresas de Goiás e do Brasil.