10 motivos para atualizar seu windows server 2003

Recentemente foi anunciado o fim do suporte para o Windows Server 2003. Conforme consta no site oficial da Microsoft, os usuários poderão contar com suporte à solução apenas por mais 97 dias (Contando da data de publicação deste post).

Mas e agora? Como fica o seu parque?

Acompanhe abaixo os 10 melhores recursos do Windows Server 2012 R2 e descubra os motivos par atualizar o seu antigo Windows Server 2003.

1 – Hyper-V

Solução de virtualização presente na versão atual do Windows Server, fornece infraestrutura de software e as ferramentas de gerenciamento que você precisa para criar e gerenciar um ambiente de virtualização de servidores.

Aproveite ao máximo seu investimento em hardware conforme seu negócio cresce.

2- Hyper-V Replica

Mecanismo de replicação embutido à nível de máquina virtual. O Hyper- V Replica é capaz de replicar uma VM em execução para um local designado através de LAN/WAN. O Hyper- V Replica não requer armazenamento compartilhado nem um hardware de armazenamento específico.

Esteja preparado para o inesperado, com a capacidade de se recuperar de falhas  no sistema e voltar online de forma rápida.

3 – Espaços de Armazenamento

Escale rapidamente seu armazenamento de dados para satisfazer suas necessidades de negócio, gastando apenas uma parte do valor de soluções tradicionais.

Confira abaixo os novos recursos de armazenamento do windows server 2012 R2:

  • Camadas de armazenamento – Move automaticamente dados acessados com frequência para um armazenamento mais rápido (unidade de estado sólido) e dados pouco acessados para um armazenamento mais lento (disco rígido).
  • Cache com write-back – Armazena em buffer pequenas gravações aleatórias em unidades de estado sólido, reduzindo a latência das gravações.
  • Suporte a espaço de paridade para clusters de failover
  • Recriação automática de espaços de armazenamento a partir do espaço livre no pool de armazenamento – Diminui o tempo para a recriação de um espaço de armazenamento após uma falha de disco físico, utilizando a capacidade não utilizada no pool em vez de uma única espera ativa.

4 – Infraestrutura de área de trabalho virtual (VDI) com RDS

Forneça aos seus funcionários a flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar com a tranquilidade de saber que seus dados estão protegidos.

A solução de VDI permite entregar desktops e aplicativos sem comprometer o compliance da sua empresa. Aplicativos e dados permanecem no datacenter e por isso o risco de perda de informações a partir de dispositivos roubados ou danificados é reduzida. Apresenta gerenciamento eficiente, com um único console e rica experiência do usuário em uma variedade de dispositivos e plataformas.

5 – Windows Server Essentials Experience

Ofereça uma experiência consistente e bem gerenciada em todos os computadores e dispositivos móveis em uso na sua organização.

O Windows Server Essentials Experience lhe permite:

  • Proteger seu servidor e os dados do cliente, fazendo o backup do servidor e todos os computadores clientes dentro de sua rede.
  • Gerenciar seus usuários e grupos através do Dashboard. Além disso, a integração com o Windows Azure Active Directory permite o acesso de dados mais fácil para os usuários da Microsoft de serviços on-line (por exemplo, os usuários do Office Online 365, Exchange Online) através de suas credenciais de domínio.
  • Armazenar os dados de sua empresa em um local centralizado.
  • A integração com o Office 365 permite sincronizar e gerenciar contas de usuário e acesso através do Dashboard.
  • Acesse dados de qualquer local e em qualquer dispositivo usando portal web personalizado da empresa (através de acesso remoto).
  • Monitorar a saúde da rede e obter relatórios personalizados. Os relatórios podem ser criados por encomenda e enviados por e-mail para destinatários específicos.

6 – Migração em tempo real com RDMA

Atualize seus aplicativos e corrija os problemas de maneira mais rápida, sem interrupções.

O Live Migration realizado com RDMA é outro novo recurso no Windows Server 2012 R2. Fornece o melhor desempenho para
migrações em tempo real com conexões de rede acima de 10 Gbit, suportando velocidades de transferência de até 56 GB/s.

7 – Clonagem em tempo real de máquina virtual

Execute tarefas de manutenção de TI e solucione problemas pela duplicação de máquinas virtuais em execução sem tempo de inatividade.

8 – Dynamic NIC Teaming

Garanta a conectividade mais resiliente e um melhor desempenho de rede.

Com o NIC Teaming, também conhecido como balanceamento de carga e failover, é possível permitir que vários adaptadores de rede em um computador sejam colocados em equipe promovendo os seguintes benefícios:

  • Agregação de banda
  • Failover, evitando a perda de conectividade no caso de uma falha de um componente de rede

9 – Virtual Receive-side Scaling (vRSS)

Aproveite o poder dos computadores multi-core para lidar com as cargas de trabalho mais intensas.

O Virtual Receive-side Scaling é compatível com as seguintes tecnologias de rede :

  • IPv4 e IPv6
  • TCP e UDP
  • LBFO (NIC Teaming )
  • Live Migration
  • NVGRE

10 – Server Message Block v3.0

Reduza o tempo de inatividade e melhore o desempenho do aplicativo.

O protocolo Server Message Block (SMB), é um protocolo de compartilhamento de arquivos de rede que permite que os aplicativos leiam e gravem arquivos e solicitem serviços de à um servidor em uma rede de computadores. Usando o protocolo SMB, um aplicativo (ou o usuário de um aplicativo) pode acessar arquivos ou outros recursos em um servidor remoto. Isso permite que aplicativos leiam, criem e atualizem os arquivos no servidor remoto. Ele também pode se comunicar com qualquer programa de servidor que esteja configurado para receber uma solicitação do cliente SMB.

 

Gostou das novidades? Entre em contato com a nossa equipe e solicite mais informações sobre o Licenciamento do Windows Server 2012 R2.

 

 

 

 

 

A Infomach é fornecedora de soluções de segurança e alta disponibilidade para empresas e governos. Com mais de 10 anos de atuação de mercado tem sido responsável por atendimento de necessidades de algumas das mais importantes empresas de Goiás e do Brasil.